Qual a importância do Pré-natal?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que todas as mulheres e recém-nascidos recebam cuidados de qualidade durante toda a gestação, parto e período pós-natal. Está comprovado que, com a implementação oportuna e adequada de práticas baseadas em evidências, os CPN podem salvar vidas. Em última análise, os CPN constituem ainda uma oportunidade para comunicar e apoiar as mulheres, as famílias e as comunidades, em fases críticas da vida das mulheres.

O processo de elaboração destas recomendações sobre os CPN tem sublinhado a importância de estabelecer uma comunicação efetiva com as mulheres grávidas acerca de questões fisiológicas, biomédicas, comportamentais e socioculturais, e de um apoio respeitoso e efetivo, incluindo seus aspectos sociais, culturais, emocionais e psicológicos.

 Estas funções de comunicação e apoio aos CPN são essenciais, não só para salvar vidas, mas também para melhorar a vida, a utilização dos cuidados de saúde e a sua qualidade. As experiências positivas das mulheres durante os CPN e o parto podem constituir a base de uma maternidade saudável.

Concebido na Califórnia, Estados Unidos, no fim dos anos 1970, o trabalho da doula tem sido cada vez mais requisitado durante os processos de pré-natal, parto e pós-parto de mulheres brasileiras.
Acompanhar a gestante e orientar a nova mãe nos cuidados com o bebê são algumas das atividades desenvolvidas pela profissional.


A importância do acompanhamento da Doula no pré natal vai além desses aspectos físicos da gestação. A Doula aprofunda a relação com a mulher/casal e bebê e esclarece dúvidas. O atendimento é centrado a gestante e a família. Todos os procedimentos são explicados e suas escolhas respeitadas. Oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio.

A Doula auxilia no debate do estilo de vida da gestante e sua família de maneira holística, explorando assuntos como nutrição, exercícios, descanso, redução do estresse, o que evitar, bem como remédios naturais para desconfortos comuns da gravidez, numa abordagem terapêutica dos processos psicoemocionais da mulher e do casal. 

Respondendo todas as suas perguntas e esclarecer quaisquer preocupações, explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares. indicando profissionais especialistas, se for necessário. Explica também os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Elaborando o plano de parto junto com a mulher, respeitando suas escolhas e informando a família sobre pesquisas atuais baseadas em evidências científicas sobre gestação, parto e puerpério.

Por Caroline Moraes – Doula

Categorias:

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Deseja mais informações sobre nossos cursos?

Precisa de uma DOULA?

Quer participar de RODAS DE GESTANTES

Gostaria de uma aula experimental

CLIQUE AQUI ou LIGUE AGORA
4003-1994

Doula Brasil Agradece sua participação!!