Colostro-Ouro líquido

Não só por ser amarelo, o colostro leva o nome de “ouro liquido”, por ser extremamente precioso e é considerado a primeira vacina do recém-nascido.
Ele é o primeiro leite que a mãe produz quando inicia o processo de amamentação. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros. Também são identificados componentes, como fatores de crescimento, lactoferrina, citocinas anti-inflamatórias, oligossacarídeos, antioxidantes, pré e pró-bióticos, leucócitos e anticorpos.

O colostro tem uma função importantíssima na imunidade do bebê e especialmente rico num anticorpo fundamental, chamado sIgA. Ele protege o bebê contra doenças revestindo o trato gastrointestinal, sem passar por sua corrente sanguínea.2 “As moléculas que forneceram proteção imunológica contra infecções na mãe são transportadas no sangue para a mama, juntam-se para formar o sIgA e são secretadas no colostro”, explica o Professor Hartmann. “O sIgA fica concentrado no revestimento de muco do intestino e no sistema respiratório do bebê, protegendo-o contra doenças que a mãe já teve”.

Ele também ajuda a evitar icterícia, rico em vitaminas e minerais que são importantíssimos inclusive para a visão do bebê e ajuda no crescimento e desenvolvimento.
Após dois ou quatro dias o leite materno deve “descer”, a recém mamãe consegue notar seios mais cheios que vão produzir leite de transição (mais branco e cremoso).

Ao primeiros quatro dias de vida do bebê é fundamental para que se estabeleça a amamentação. A doula, facilitadora de amamentação, irá auxiliar a nova mamãe nesse processo. Orientandos as questões relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama. Esse atendimento é iniciado durante a gestação, período que podem ser esclarecidas as primeiras dúvidas, quanto na maternidade onde as primeiras dificuldades podem surgir.

Autoria: Doula Caroline Moraes, RJ

Categorias:

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Deseja mais informações sobre nossos cursos?

Precisa de uma DOULA?

Quer participar de RODAS DE GESTANTES

Gostaria de uma aula experimental

CLIQUE AQUI ou LIGUE AGORA
4003-1994

Doula Brasil Agradece sua participação!!