Cesariana foi indicada e agora?

Para algumas gestantes essa é uma indicação sonhada, para outras, uma possibilidade viável, para as que estão planejando o tão sonhado parto natural pode ser um verdadeiro pesadelo. Independente de qual seja a sua ideia a respeito, é importante entendermos que a cesariana é uma intervenção cirúrgica indicada para casos em que há risco para mãe e bebê.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) as taxas de cesarianas realizadas têm aumentado constantemente.

Muitas cesáreas eletivas são por escolha da própria gestante que tem medo da dor do parto, que prefere marcar a data para o nascimento do seu filho ou por qualquer outro motivo que não está relacionado a real necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Mas, a maior parcela das cesarianas realizadas no Brasil são por indicação médica, como há muitas divergências em relação a reais indicações é imprescindível que a gestante busque se informar, desmitificando mitos que existem a este respeito, a grande maioria das cesarianas poderiam ser evitada com acompanhamento adequado e respeito pela fisiologia do nascimento.

Por outro lado, é inegável que em alguns casos a cesárea bem indicada salva vidas, mas quais são as verdadeiras indicações de cesárea?

Um ponto a se observar com carinho é que o bebê em questão está sendo preparado durante a gestação para sua vinda ao mundo e que esta viagem está sendo direcionada pela natureza.

Como saber que caminho minha gestação vai percorrer? Que caminhos são reais? Como estar preparada para cada um deles?

Como vimos milhares de questionamentos sempre vão existir, ainda mais diante de tantas informações e mudanças acontecendo, o que realmente pode ser uma luz no fim do túnel é o auxílio e o acompanhamento da doula durante toda a gestação, ela vai te munir de conhecimento para que intervenções desnecessárias não aconteçam, empoderar a mulher para que ela esteja preparada para um parto natural, mas também para que ela lide bem com a possível frustração, caso isso não seja possível o parto da maneira que ela sonhou.

Realizar uma cesariana por indicação real não é demérito nenhum, ao contrário, é um caminho possível graças aos avanços da medicina. Estar preparada para ela é importante, mas de maneira alguma deveria ser a primeira opção. Precisamos perceber que um caminho tão bonito se abre com o início de uma gestação, sendo assim, vale a pena olharmos com carinho a para ele.

Doula: Mariana Ribeiro

Referencias:

– https://conselho.saude.gov.br/images/Reco038.pdf

-Material Doula Brasil

Foto: Mariana Ribeiro com autorização de uso da Gestante.

Categorias:

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Deseja mais informações sobre nossos cursos?

Precisa de uma DOULA?

Quer participar de RODAS DE GESTANTES

Gostaria de uma aula experimental

CLIQUE AQUI ou LIGUE AGORA
4003-1994

Doula Brasil Agradece sua participação!!