6 alimentos que devem ser evitados durante a gestação

Publicado por admin em

Alimentação gestante

6 ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS DURANTE A GESTAÇÃO

6 alimentos que a gestante deve evitar

Uma alimentação saudável e equilibrada é de suma importância para todas as pessoas, pois garante uma qualidade de vida melhor e pode ajudar a combater inúmeras doenças. Portanto, quando o assunto é alimentação durante a gravidez, as futuras mamães devem ter cuidado em dobro, visto que diversos alimentos podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê. Você conhece os principais alimentos? 

1- Carnes e peixes crus

Para as mulheres que amam uma carne mal passada e um rodízio de sushi, a gestação é o momento que você deve deixar o desejo de lado e evitar ao máximo a ingestão desses alimentos. Por conta do mau fervimento das carnes, as chances de contrair doenças como toxoplasmose e listeriose aumentam intensamente e podem causar aborto espontâneo e parto prematuro. 

Sushi deve ser evitado durante a gravidez

2- Ovo cru

Os benefícios do ovo são inúmeros. Além de ser uma fonte de proteína, também é rico em diversos nutrientes. Portanto, é importante lembrar que as gestantes devem optar sempre por ovos cozidos, mexidos ou fritos. Por conta da salmonella, bactéria a qual pode ser encontrada nos ovos, devemos sempre lavar a casca e as mãos após o manuseio no alimento e cozer por cerca de 7 minutos. 

Ovo cru deve ser evitado durante a gravidez

3- Leite e derivados não pasteurizados

Para as gestantes que estão pensando em viajar para uma fazenda ou sítio, é importante ressaltar que leites e derivados produzidos em casa, ou seja, não pasteurizados, devem ser evitados. Por não passarem por nenhum tipo de homogeneização e processo térmico, não ocorre a redução e as vezes até mesmo eliminação de bactérias patogênicas, que podem ocasionar infecções intestinais, diarreias e mal estar. 

Leite e derivados não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez

4- Alimentos com cafeína

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 79% dos brasileiros têm o hábito de beber café todos os dias. Além disso, dados também apontam que as mulheres consomem mais café do que os homens. Porém, durante a gestação, é o momento para largar um pouco de mão as bebidas que têm em sua composição a cafeína, pois o excesso desse composto químico pode causar abortos espontâneos, por alterar o ritmo cardíaco do bebê e interferir no desenvolvimento de células fetais. 

Alimenos com cafeína devem ser evitados durante a gravidez

5- Peixes com alto teor de mercúrio

Por conta da contaminação no ambiente marinho, peixes como tubarão, peixe espada, cavala e atum, apresentam grande quantidade de mercúrio em seu organismo. Logo, é importante que as gestantes se atentem aos frutos do mar que irão comer, pois ingerir carnes brancas com alta concentração de mercúrio pode prejudicar o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do feto. 

Peixes com alto teor de mercúrio devem ser evitados durante a gravidez

6- Bebidas alcóolicas

Para as futuras mamães que adoram tomar uma cervejinha ou um copo de vinho em dias estressantes, temos uma péssima notícia: como os médicos ainda não descobriram qual a quantidade de segura de álcool que pode ser ingerida durante a gestação, o ideal é que as bebidas alcóolicas sejam evitadas durante toda a gravidez. Dessa maneira, é importante lembrar que as consequência do excesso já são conhecidas, como por exemplo, parto prematuro, atraso no crescimento e malformações cardíacas.

Cerveja durante a gravidez

Pensando em auxiliar diversas gestantes e garantir uma experiência saudável e feliz durante o processo de gestação, parto e pós-parto, a Doula Brasil forma em seu Curso de Doula excelentes profissionais capazes de prestar todo o apoio e serviço à gestante

Se interessou pelo assunto?

Contrate uma Doula! É rápido e fácil!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *